Posts Em Destaque

Teatro Cidade Livre divulga agenda cultural do mês de Novembro


Circo, Street Dance, Teatro, formação e articulação cultural

compõem a programação cultural do mês de Novembro do Teatro de bolso Cidade Livre



Respeitável público, o Teatro de bolso Cidade Livre tem a honra de receber o maior Ekspetáculo da Terra!


Ekspetáculo é um show circense apresentado pelos palhaços Tostão, Leitão e convidados inusitados. Vindos diretamente da Esbórnia, esses artistas famosíssimos, com seus sotaques embaraçados e narizes avermelhados, apresentam cenas que misturam o circo tradicional e o contemporâneo, mostrando que arte é mudança e inspiração para todos. O Ekspetáculo contém números acrobáticos, aéreos e muitas gargalhadas.


Esse Ekspetáculo acontece sábado, 04, ás 19h 30min.



ANZÓIS NO AQUÁRIO


Depois da estreia no Teatro Goiânia, dentro do Festival Goiânia a peça teatral Anzóis no Aquário, texto de Hugo Zorzetti, direção de Nilton Rodrigues, atuação de Alex Amaral e Jonatas Tavares se apresenta no Teatro de bolso Cidade Livre, dia 09, quinta-feira, às 19h 30min.


Reunidos em um apartamento, um diretor de teatro que contabiliza, depois de 30 anos de carreira, apenas irrelevantes e efêmeros sucessos de montagens de peças infantis, e um intelectual que equilibra, a duras penas, uma não menos inexpressiva carreira de crítico teatral que compõe, junto com a atividade de professor de artes, o seu ganha pão.


Dentre as fissuras que complicam uma relação de muitos anos, está uma crítica negativa a um dos espetáculos desse diretor, que se sente vítima da arrogância do crítico. Uma palavra mal colocada desencadeia entre os dois uma guerra de reminiscências e ressentimentos, onde a vaidade é o combustível potencializado que os leva ao paroxismo da maledicência, da crueldade e da vingança.


Anzóis no Aquário encerra a trilogia de Hugo Zorzetti – dramaturgo, historiador, autor, diretor, ator – iniciada com a peça A Barricada, escrita nos anos 1980 e Cuspe pra Cima, de 2015, abordando o universo do fazer teatral, desde os exercícios artísticos, cívicos e políticos do teatro amador, até a saga dos artistas atingidos pelo arbítrio político, o preconceito que vitima atores e atrizes que envelhecem e perdem, por essa ou outra razão inaceitável, o seu espaço nos tablados.


Colocando os anzóis dentro do insano aquário da realidade crua e nua das manchetes do dia a dia, Hugo Zorzetti traz os bastidores do teatro para o proscênio; os anzóis na boca... de cena!



STREET DANCE | TEATRO


No dia 18, sábado, a partir das 19h 30min o Teatro de bolso Cidade Livre receberá duas atrações.


A primeira trata-se da performance do bailarino e coreografo Allan Silva, do Grupo Mu Crew e dos grupos Hexen: Grupo de danças urbanas que atua principalmente om Dancehall e Vogue, Coreografado por Bruno Askn. O Grupo de Dança Ritmos, composto basicamente por adolescentes e crianças, atua com intuito de promover e mostrar o poder da arte urbana, fundado e coreografado por Mayara Brandão, finalizará as danças urbanas da noite.


A segunda atração, trata-se da cena curta Antônio. Um garoto com tudo para ser um jovem comum, a não ser por seu passado problemático. Depois de sofrer muito em sua infância, Antônio desenvolve traumas e a partir daí sua vida nunca mais é a mesma. Portas começam a aparecer, e um mundo se revela dentro delas. Um espetáculo cheio de psicologismo, e simbolismo.


Nesta montagem, cada personagem traz elementos dos estudos de Freud sobre psicanálise (o primeiro a tratar o transtorno dissociativo de personalidade), “a teoria do Eu” de Carl Rogers, e outros autores que buscam compreender o psicológico dos indivíduos na construção de suas respectivas personalidades.



FORMAÇÃO E ARTICULAÇÃO CULTURAL


No dia 25 de novembro, às 19h, o Teatro de bolso Cidade Livre receberá o minicurso MROS e as entidades culturais.


O MROSC constitui o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, criada, especialmente, frente à necessidade de Estado Brasileiro aperfeiçoar o ambiente jurídico e institucional relativo às suas parcerias com essas organizações da sociedade civil (OSCs).


As bases legais do MROSC estão estruturadas em alguns eixos, dentre eles: a contratação das organizações sociais da sociedade civil com o poder público; a sustentabilidade, certificação; e por fim conhecimento e gestão de informações.


O minicurso será mediado pela advogada Nayara Ferreira. Conselheira suplente do Conselho Municipal de Cultura de Aparecida de Goiânia e membro do Fórum Cultural de Aparecida de Goiânia.





A ARTE PULSANDO NO INTERIOR!


Contemplado no Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, no edital de Dinamização de Espaços Culturais, o Teatro de bolso Cidade Livre (TbCL) , sede do Ponto de Cultura Cidade Livre, desenvolverá em 08 meses o maior projeto cultural já realizado no munícipio.


Por conta do seu histórico e suas ações em que a cultura é vista também como ferramenta de transformação social, o TbCL foi premiado para dar continuidade as suas ações e fomentar o debate sobre a importância do investimento em grupos e instituições culturais do interior do estado de Goiás.


Nas ações do projeto “A arte Pulsando no Interior!” destacam: a realização da 3ª Mostra de Teatro Cidade Livre – Edição Internacional -, residências artísticas com profissionais reconhecidos em nível nacional e internacional, cursos de Teatro para crianças, adolescentes e adultos, pautas abertas, rodas de conversa, oficinas e seminários.

SERVIÇO

CIRCO

Ekspetáculo

Projeto Semeando Sonhos

Dia: 04/11

Horário: 19h 30min

Classificação livre

TEATRO

Anzóis no Aquário

Dia: 09/11

Horário: 19h 30 min

Classificação 14 anos

Antônio

Dia: 18/11

Horário: 20 h

Classificação 12 anos

STREET DANCE

Hexen e Grupo de Dança Ritmos

Dia: 18/11

Horário: 19h 30min

Classificação livre

FORMAÇÃO E ARTICULAÇÃO CULTURAL

Minicurso: MROSC e as entidades culturais com a advogada Nayara da Silva

Dia: 25/11

Horário: 19h

Classificação: 16 anos

* Todas as ações são gratuitas e sujeitas a lotação.

** Teatro Cidade Livre: Av. Progresso Qd. 21 Lt.04 Casa 01 Jardim Monte Cristo, Aparecida de Goiânia, GO

#agenda

Posts Recentes