Pontão de Cultura Cidade Livre acompanha agenda do "Circula MinC" em Goiás
- ascpccidadelivre

- há 2 dias
- 2 min de leitura
O Pontão de Cultura de Cidade Livre de Aparecida de Goiânia acompanhou, entre os dias 22 e 24 de janeiro, as atividades do projeto Circula MinC em território goiano. A comitiva do Ministério da Cultura percorreu cerca de 1.200 km, visitando cinco municípios para monitorar a aplicação de recursos federais e dialogar com gestores e fazedores de cultura locais.
O Circula MinC, teve como foco principal é levar o Ministério da Cultura para cidades de pequeno e médio porte, permitindo que o artista e o fazedor de cultura local tenham acesso a informações e direitos sem precisar se deslocar até os grandes centros urbanos. Durante o trajeto por cidades como Rio Verde, Quirinópolis, Goiânia, Anápolis e Pirenópolis, foram visitados Pontos de Cultura, salas de cinema públicas e obras de restauro financiadas com repasses federais.
A presença do Pontão de Cultura Cidade Livre de Aparecida nas etapas da caravana visou fortalecer a rede de colaboração entre os municípios goianos. Em Goiânia, participamos da reunião técnica na Federação Goiana dos Municípios (FGM), que reuniu mais de 100 gestores para a ativação da ReCult (Rede Goiana dos Gestores Municipais de Cultura).
Nossa participação teve como eixos:
Acompanhamento técnico: Entender as demandas e soluções encontradas por outros municípios para a execução cultural.
Representatividade: Garantir que Aparecida de Goiânia esteja integrada ao fluxo de informações e decisões do Ministério da Cultura em Goiás.
Fortalecimento da rede: Dialogar com o Escritório Estadual do MinC e com o Comitê de Cultura para alinhar futuras ações de fomento na nossa região.
O intercâmbio promovido pelo Circula MinC reforça a descentralização das políticas públicas. Para o Pontão, o acesso direto às informações da Secretaria de Articulação Federativa permite:
Qualificar o suporte dado aos artistas locais sobre o uso das leis de fomento.
Garantir que as particularidades da cultura de Aparecida sejam consideradas nas pactuações entre Estado e União.
Ampliar a visibilidade das iniciativas culturais do nosso município frente aos órgãos federais.
O nosso compromisso é assegurar que os investimentos anunciados pelo Ministério da Cultura cheguem de forma eficiente à ponta, beneficiando quem produz cultura em nossa cidade.





















Comentários