top of page
Posts Recentes

Teatro Cidade Livre divulga agenda cultural do mês de Janeiro


Rosinha do Bole-bole_Foto de Davi Carvalho-Parea

O Teatro de bolso Cidade Livre começa o ano com atrações recheadas para todas as idades.


No dia, 05, dando início ao mês, a Cia. Gatô traz aos palcos o resultado do encerramento do curso de formação teatral do Instituto de Técnologia Goiás (ITEGO) em Artes Basileu França, ‘Quem Mente?’


Inspirado nos conceitos, ainda tão atuais, do texto de Sófocles, Édipo Rei. A proposta trás um aristocrata com discurso falido, uma mulher morta em vida em seu amor cego e uma filha quebrando tabus. Vidas que seguem metidas em suas mentiras diárias, ou verdades secretas. O oráculo vem pra questionar o futuro, presente e passado.


Já no dia 12, sexta, a sede do Ponto de Cultura Cidade Livre, que também é o principal articulador cultural de Aparecida de Goiânia receberá, com realização do Fórum Permanente de Cultura, a Câmaras Temáticas Cultura Viva (CTScv).


As CTScv correspondem a representação dos segmentos culturais da cidade. Nelas será debatido a realidade da implantação cultura viva em Aparecida de Goiânia, suas demandas, calendários e necessidades para que aja o desenvolvimento artístico cultural acompanhado do desenvolvimento urbano e social da cidade.


Essa ação se tornará proposta de política pública para o setor cultural esse que é tão desrespeitado pelo poder público local.


FORMAÇÃO CULTURAL


No dia 20, o Teatro Cidade Livre receberá o 2º Módulo da Oficina de Excel para Produtores Culturais. Ela será ministrada pelo contador que há 04 anos atua na área da cultura, Francisco Lima.


A oficina é destinada aos agentes culturais de Goiânia e da região metropolitana de Goiânia.


O EXCEL é uma ferramenta essencial durante a construção de qualquer projeto cultural. Ele é valiosíssimo porque auxilia o elaborador do projeto cultural seja na fase orçamentária, seja na elaboração do cronograma e é essencial da pré a pós-produção.


TEATRO DE BONECOS E CULTURA POPULAR


Para encerrar o mês, dia 27, às 19h 30min, o Teatro de bolso Cidade Livre recebe o espetáculo brincante de teatro de bonecos 'Benedito, Abençoado e Bendizido', da família Mamulengo Fuzuê (Taguatinga/DF).


Enfrentando os desmandos do Capitão João Redondo, que tudo quer comprar e dominar com seu dinheiro e poder, Rosinha, Benedito e o Boizinho Fuzarca lançam mão de muita esperteza para fugir de perigos representados pela fantástica Cobra Anaconda. Os personagens dessa brincadeira convidam o público a um singelo e alegre passeio pelo imaginário popular brasileiro. Palhaço da Vitória, Janeiro, Cabo Zé Setenta, Vô Benza… Cada um entra em cena ao sabor do improviso e da interação com o público, guiados por canções populares executadas por músicos brincantes ou bonecos tocadores.


A entrada é franca e aberta para todas as idades.


Sobre o Grupo


Mamulengo Fuzuê é brincadeira aprendida com as tradições, é palhaço na rua, é boneco na tolda, é teatro popular que celebra a arte para despertar a transformação. O parto do grupo aconteceu no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF). Era ano de 2007, quando o brincante Thiago Francisco criou o Fuzuê ao ser iniciado pelos bonequeiros Chico Simões (Mamulengo Presepada) e Walter Cedro (Mamulengo Sem Fronteiras).


Desde sua origem, o cortejo dessa família segue Brasil adentro e mundo afora, com 10 anos firmados na memória e identidade, na celebração da vida e na convivência com mestres e mestras de várias regiões do Brasil. Um grupo jovem, representante da nova geração do Mamulengo, que nutre a magia do teatro, dos folguedos e dos brincantes populares.


Na estrada, o Fuzuê circula por feiras, ruas, praças, escolas, projetos e grandes festivais, como: Fringe 2016 (PR), Projeto Conexão Cultural Tigre 2010/2012 (BA, AL, PE, MG e SP), 7ª Mostra de Teatro de Bonecos de Mariana (MG), 5º Encontro de Mamulengo em São Paulo (SP), II Bienal Brasil do Livro e da Leitura (DF), 11ª Festival América do Sul (MS), Encontro de Culturas Tradicionais e Populares de Serra Talhada 2015 (PE), Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Caatinga (PE, PB, RN e CE), entre outros.

Em 2017, foi contemplado com o prêmio de ‘Melhor Espetáculo de Rua’, no Festival de Cultura Popular de Ilhéus (2017). Em 2012, recebeu premiação do ‘Mais Cultura: Microprojetos Rio São Francisco’ e do ‘Prêmio Funarte de Teatro na Rua’.


Em 2017, foi contemplado com o prêmio de ‘Melhor Espetáculo de Rua’, no Festival de Cultura Popular de Ilhéus (2017).


Em 2012, recebeu premiação do ‘Mais Cultura: Microprojetos Rio São Francisco’ e do ‘Prêmio Funarte de Teatro na Rua’.



A ARTE PULSANDO NO INTERIOR!


Contemplado no Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, no edital de Dinamização de Espaços Culturais, o Teatro de bolso Cidade Livre (TbCL), sede do Ponto de Cultura Cidade Livre, desenvolverá em 08 meses o maior projeto cultural já realizado no munícipio.


Por conta do seu histórico e suas ações em que a cultura é vista também como ferramenta de transformação social, o TbCL foi premiado para dar continuidade as suas ações e fomentar o debate sobre a importância do investimento em grupos e instituições culturais do interior do estado de Goiás.


Nas ações do projeto “A arte Pulsando no Interior!” destacam: a realização da 3ª Mostra de Teatro Cidade Livre – Edição Internacional -, residências artísticas com profissionais reconhecidos em nível nacional e internacional, cursos de Teatro para crianças, adolescentes e adultos, pautas abertas, rodas de conversa, oficinas e seminários.



SERVIÇO


Quem Mente?

Cia. Gatô

Dia: 05/01

Horário: 19h 30min

Classificação: 14 anos


ARTICULAÇÃO CULTURAL

Criação da Câmara Setorial Cultura Viva de Aparecida de Goiânia

Dia: 12/01 (Sexta)

Horário: Às 19h 30 min

Fórum Permanente de Cultura


FORMAÇÃO EM PRODUÇÃO CULTURAL

2º módulo Oficina de Excel para Produção Cultural

Dia: 20/01 Horário: 19h 30 min. Números de vagas: 20

Oficineiro: Francisco Lima dos Santos.


TEATRO DE BONECOS

Espetáculo: 'Benedito, Abençoado e Bendizido', Mamulengo Fuzuê ( Taguatinga/DF) Dia: 27/01 Horário: 19h 30 min Classificação: Livre


bottom of page