Posts Em Destaque

Conselho entrega comendas culturais

Cia. de Teatro Cidade Livre recebe comenda de Destaque Cultural

O Conselho Estadual de Cultura de Goiás e o governo do Estado de Goiás realizaram nesta última sexta-feira (17/11), às 20 horas, no Palácio das Esmeraldas, a solenidade de entrega das Comendas Culturais do Estado Troféu Jaburu, Medalhas de Mérito Cultural e Diplomas de Destaque Cultural do Ano, versão 2017, concedidas a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram na promoção das artes e da cultura em Goiás. O grande homenageado da noite foi o ator Stepan Nercessian, representante da Área Audiovisual (Cinema/Teatro/TV).


Criado por lei no fim da década de 1970 e entregue pela primeira vez à poetisa Cora Coralina em 1980, o Troféu é considerado a mais distinta comenda que o Governo de Goiás concede aos nomes e valores da cultura goiana. O troféu é uma escultura em bronze de autoria da artista plástica Neuza Moraes. A escolha das personalidades e entidades que foram agraciadas com a Premiação Jaburu 2017 ocorreu em sessão plenária ordinária do Conselho Estadual de Cultura, realizada no dia 29 de setembro último, em votação secreta dos conselheiros. A solenidade foi presidida pelo governador Marconi Perillo.


Cia. de Teatro Cidade Livre em destaque


A Cia de Teatro Cidade Livre, a única entidade cultural de Aparecida de Goiânia, devido ao seu histórico artístico foi uma das 20 personalidades ou entidades homenageadas com Diplomas de Destaque Cultural do Ano 2017 no estado de Goiás entregues pelo Governador Marconi Perillo.


Sob a coordenação artística de Mauri de Castro, essa trupe teatral vem realizando trabalhos relevantes para cultura aparecidense e goiana. Mauri de Castro afirma que a Cia de Teatro Cidade Livre, nestes últimos 13 anos, tem trabalhando muito e que este reconhecimento artístico é só uma parte da magnitude dessa companhia teatral. Ele reitera que essa entidade cultural está, no momento, ultrapassando as fronteiras do estado já que ela foi selecionada pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, no Edital do Teatro, para manutenção artística que montará o espetáculo “Desaparecidos” da dramaturga Claúdia Eid da Bolívia sob a direção de Narciso Telles que é um dos grandes articuladores do teatro Ibero-americano. Este espetáculo está em processo de montagem e comporá a programação da III Mostra de Teatro Cidade Livre – Edição Latino-americana que será realizada em Aparecida de Goiânia, em março de 2018.


Confira a lista de homenageados:


Troféu Jaburu 2017


Stepan Nercessian – Audiovisual (Cinema/Teatro/TV)


Medalha


Dalton de Paula – Artes Visuais

Escola de Circo de Anápolis – Circo

Giro 8 Dança – Dança

Itamar Siqueira Gonçalves – Cinema

Ivan Lima – Teatro

Maria Augusta de Sant’Ana Moraes – Historiadora

Professora Marília Alves – Música

Wolmir Amado – Memória e Patrimônio


Diploma Destaque Cultural


Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás – Letras

Chapéu do Vovô – Cultura Popular

Cia de Teatro Cidade Livre – Teatro

Cícero Rodrigues Pinheiro – Teatro

Creuza Arrais de Oliveira – Folclore

Fábio Meira – Cinema

Folia de Santos Reis de Taquari – Cultura Popular

Grupo Bastet de Teatro – Teatro

Helô Sanvoy – Artes Visuais

Jhonnatas Franco – Fotografia

João Paulo Gross – Dança

Juliano Moraes – Artes Visuais

Luiz Sérgio Castanheira – Produtor Cultural

Maestro Ângelo Dias – Música

Maestro Weber Assis – Música

Maria Abadia Silva – Poetisa e Gestora Cultural

Maria Auxiliadora Pereira Marcondes Silva – Tradutora e Intérprete

Padre Luiz Fernando Nascimento Oliveira – Patrimônio Cultural

Wagner Araújo – Fotografia

Zulma Emrich – Dança


Posts Recentes