top of page
ree

Oi galeraaa, volteeei! 🤡 Dessa vez euzinha, 🌶, trouxe a Castanhola e o Mulambo pra gente apresentar

A Orelha de Vicente 👂.


📅 30 de agosto (sábado), às 18h

📍 Teatro Cidade Livre (Av. Progresso – Jardim Monte Cristo, Aparecida de Goiânia)


🌻 Prepare-se para mergulhar no universo de Vincent Van Gogh com um trio palhacístico pra lá de atrapalhado.

O espetáculo acontece no Teatro de Bolso Cidade Livre, espaço cultural que há anos abre suas portas de forma gratuita para a população e que sempre recebe com carinho as apresentações da Farândola TeatroCirco.


✨ É um convite para toda a família: a sessão é livre para todas as idades e contará com tradução em LIBRAS, garantindo acessibilidade para o público.


👉 Entrada gratuita. É só chegar e aproveitar!


🔖 Serviço

  • Espetáculo: A Orelha de Vicente

  • Grupo: Farândola TeatroCirco

  • Data: 30/08 (sábado)

  • Horário: 18h

  • Local: Teatro Cidade Livre (Av. Progresso – Jardim Monte Cristo, Aparecida de Goiânia)

  • Classificação: Livre

  • Ingressos: Gratuito


✨ Este projeto foi contemplado pelo Edital de Manutenção de Grupos e Companhias Artísticas nº 16/2024, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc 2024.


Foto: Allan Silva
Foto: Allan Silva

No último dia 24 de agosto, o Pontão de Cultura Cidade Livre recebeu a professora Andrea Cris para a imersão Baladi: Ritmo, Cultura e Dança, dentro do projeto Ventre Dançado, idealizado pela professora e vice presidente, Cinara Santana.


O encontro trouxe uma abordagem completa sobre essa expressão artística, que nasceu no Egito como dança do cotidiano, misturando tradições rurais com a vida urbana do Cairo entre os séculos XIX e XX.

Durante a aula, as participantes puderam compreender que o baladi não é apenas uma dança, mas também um estilo musical e cultural.


Andrea explicou ainda como identificar esse estilo a partir de elementos como o uso do acordeon, o clima festivo da voz cantada e a estrutura de “pergunta e resposta” que culmina em clímax e finalizações marcantes.


No corpo, o baladi se traduz em movimentos de quadris pesados, acentos fortes, passos simples e caminhadas, que se combinam com o charme dos ombros, mãos e olhares. A professora também destacou a importância da espontaneidade e da leveza, que fazem do baladi uma dança envolvente e divertida.


A experiência foi avaliada de forma muito positiva pelas participantes. Para Giovanna Santana, a aula trouxe aprendizado e diversão:

"Eu achei que foi muito legal, gostei bastante da parte teórica, achei que a aula foi muito desafiadora, mas foi ótima e me diverti bastante. Saí com bastante conhecimento sobre o baladi."

O projeto Ventre Dançado segue com sua programação, e dia 28 de setembro já está confirmada mais uma aula especial, reafirmando o compromisso de ampliar o acesso à formação continuada e valorizar a diversidade cultural em Aparecida de Goiânia.


O projeto Ventre Dançado é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e já promove regularmente aulas de dança do ventre no Pontão de Cultura Cidade Livre.


📌 Acompanhe nossas redes para saber mais e garantir sua participação na próxima atividade!

ree

No próximo domingo (24/08), às 9h, o Pontão de Cultura Cidade Livre, em Aparecida de Goiânia, será palco da aula especial “Imersão Baladi: ritmo, cultura e dança”, ministrada pela professora e bailarina Andrea Cris. A atividade integra o projeto Ventre Dançado, idealizado por Cinara Santana, licenciada em dança pelo IFG (Campus Aparecida), Mestranda em Artes da Cena (UFG), pesquisadora de danças orientais árabes desde 2019 e praticante da modalidade desde 2006.


A proposta é aprofundar o estudo do baladi, estilo tradicional das danças orientais árabes, unindo aspectos musicais, culturais e corporais.

“Trazer Andrea Cris para essa imersão é uma forma de proporcionar novas perspectivas às alunas e ao público, valorizando a riqueza cultural do baladi e fortalecendo a rede da dança na cidade”, afirma Cinara.


O projeto Ventre Dançado é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e já promove regularmente aulas de dança do ventre no Pontão de Cultura Cidade Livre.


A atividade é aberta à interessadas/os de diferentes níveis de experiência, mediante


inscrição prévia no link: https://forms.gle/piSxvfVmTjFZ6WeBA



O quê: Aula Imersão Baladi: ritmo, cultura e dança

Com: Andrea Cris

Quando: Domingo, 24 de agosto de 2025, às 9h

Onde: Pontão de Cultura Cidade Livre – Aparecida de Goiânia (GO)

Realização: Projeto Ventre Dançado | PNAB – Governo de Goiás | Secretaria de

Estado da Cultura

CONTATOS

LOCALIZAÇÃO

Av. Progresso, QD 21 LT. 4 CS.01 -
Jardim Monte Cristo, Aparecida de Goiânia - GO, Brasil 74.968-330

+55 62  981370755

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Sábado das 08h às 12h30 

bottom of page