top of page
Posts Recentes

A Arte Pulsando no Interior!!


Contemplado no Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, no edital de Dinamização de Espaços Culturais, o Teatro de bolso Cidade Livre (TbCL) , sede do Ponto de Cultura Cidade Livre, desenvolverá em 08 meses o maior projeto cultural já realizado no munícipio.


Por conta do seu histórico e suas ações em que a cultura é vista também como ferramenta de transformação social, o TbCL foi premiado para dar continuidade as suas ações e fomentar o debate sobre a importância do investimento em grupos e instituições culturais do interior do estado de Goiás.


Nas ações do projeto “A arte Pulsando no Interior!” destacam: a realização da 3ª Mostra de Teatro Cidade Livre – Edição Internacional -, residências artísticas com profissionais reconhecidos em nível nacional e internacional, cursos de Teatro para crianças, adolescentes e adultos, pautas abertas, rodas de conversa, oficinas e seminários.


Para o ator e gestor do projeto, Jefferson Lobato, a realização desse projeto dará visualização nacional e internacional a Aparecida de Goiânia, por conta de suas ações que não se limitam ao entretenimento da população, mas, sim, a formação de plateias e formação profissional de agentes culturais.


O impacto direto na economia local é outra previsão do projeto. Serão criados 300 empregos diretos e indiretos, mais de 100.000 pessoas serão afetadas de alguma forma pelo projeto, fomentaremos assim a economia da cultura local e toda a sua cadeia produtiva. Pulsaremos a arte e todos os seus benefícios na cidade. Sem sombra de dúvidas é o maior projeto cultural que Aparecida de Goiânia já tve, conclui Jefferson Lobato.


A arte educadora e presidenta da instituição, Takaiúna Correia, ressalta que a realização desse projeto é um presente para a comunidade da Cidade Livre e bairros adjacentes, a nossa história de ocupação do bairro e resistências para a conquista de direitos sociais compõem o histórico do Teatro de bolso Cidade Livre. O teatro comunitário que desenvolvemos põem em cena as características identitárias e os anseios da nossa comunidade, A arte pulsando no interior é um presente para nós, para nossa comunidade.


Coordenador do Teatro de bolso Cidade Livre o estudante de sociologia, Pablo Lopes, esclarece que todas as ações do projeto serão acessíveis para a população. O espaço tem no seu histórico não cobrar financeiramente o acesso da população as ações que são desenvolvidas, o A Arte Pulsando no Interior foi elaborado valorizando essa herança simbólica.


Sobre as ações do projeto ele destaca a 3ª Mostra de Teatro Cidade Livre que nessa edição terá espetáculos latino-americanos compondo a programação, em meados de dezembro abriremos Chamada Pública para a seleção de espetáculos teatrais que comporão a Mostra selecionaremos 02 espetáculos de teatro de Aparecida de Goiânia, 03 espetáculos de grupos do estado de Goiás e outros 03 espetáculos nacionais. Além das apresentações teremos o Encontro de Teatro Comunitário Latino americano.


bottom of page