Romeu e Julieta
Cia. de Teatro Talagada (SP)

Direção: Valner Cintra
24/03 - às 19h 30min
70 minutos de duração
Diálogo
com elenco
após a apresentação
Sinopse
Em meio ao lixo, tralhas e tudo mais que é descartado pela sociedade, cinco moradores de rua tentam subverter essa situação por meio do universo lúdico, no qual, suas figuras grotescas utilizam-se de objetos, instalações, assemblagens, música e ações performativas para recontar, a seu modo, o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare. Apesar da história e seu final trágico ser familiar aos expectadores, sua contextualização, as metáforas utilizadas para retratar os fatos e as imagens construídas no decorrer das cenas podem revelar algumas surpresas.
Release
Romeu e Julieta é um pretexto para, mais uma vez, a Cia. Talagadá, por meio do Teatro de Formas Animadas, falar de temas tão pertinentes ao momento em que vivemos como: violência, intolerância, preconceito e discriminação em diferentes níveis e situações, para os quais a arte se faz tão necessária, seja como um artifício de fuga, engajamento político e social, ou, apenas, um modo lúdico de vingar a vida.
Desse modo, buscou-se inspiração na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário (1911 - 1989), negro, nordestino e pobre que foi diagnosticado como paranoico-esquizofrênico. Viveu a maior parte de sua vida internado num manicômio e sobreviveu tanto aos tratamentos invasivos da época quanto ao isolamento físico e moral ao qual era submetido. Com seu fazer criativo, bordando, justapondo materiais e ressignificando objetos, fez de sua loucura um modo de transcender sua existência num mundo paralelo, no qual, um dia também sonhou encenar Romeu e Julieta.
Tratando-se de uma obra para Rua, imagens, situações e figuras que compõem esse espaço também serviram como peças fundamentais e norteadoras para a concepção estética do espetáculo que se utiliza de uma linguagem híbrida, coexistindo em mesmo nível de importância elementos do teatro, artes visuais, música e ações performativas.
Assim, nessa interface do clássico de Shakespeare com o universo de Bispo do Rosário no espaço da Rua, propõem-se ao expectador, além de uma experiência cômica, lúdica e onírica, também uma reflexão política-social, na qual, mais que transcender por meio da arte o amor impossível dos protagonistas, pensar nas consequências dos atos que nós mesmos representamos na vida real, seja como “Capuletos” ou “Montéquios”.
Ficha Técnica
Atores criadores: Danilo Lopes, Diogo Gomes, Luan Freitas, João Bozzi e Valner Cintra.
Dramaturgia: Cia. Talagadá - Adaptação da obra de William Shakespeare
Direção: Valner Cintra
Trilha Sonora Original: Luís Giovelli
Sonoplastia: Cia. Talagadá
Cenografia / Figurino: Valner Cintra
Confecção de cenografia, figurinos e adereços: Cia. Talagadá
Produção: Danilo Lopes e João Bozzi
Duração: 70 minutos
Gênero: Drama - Teatro de Rua
Classificação: Livre
Realização

Apoio
Secretaria de Educação
e Cultura
Secretaria Executiva de Cultura

Apresentação


"Este projeto foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016, SEDUCE e GOVERNO DE GOIÁS"