A plástica (Des)necessária
Sem Nome Cia. de Teatro (GO)
Direção: Norval Berbari
20/03 - às 19h 30min
50 minutos de duração
Diálogo
com elenco
após a apresentação
Sinopse
Atriz gorda entra em cena e narra preconceito e pérolas que ouve nos mais variados lugares e situações cotidianas. Repudia o preconceito e a gordofobia, porém decide realizar cirurgias reparadoras, quando então, é surpreendida por dois jovens que chegam e passam a destacar suas qualidades físicas e elogiá-la assim como ela é e como está. No entanto, comete preconceito e se mostra exigente com os dois galanteadores que a elogiam
Release
A PLÁSTICA (DES)NECESSÁRIA é a história de uma mulher que, cansada de sofrer preconceitos no seu dia a dia, mesmo estando feliz com seu corpo e como é, decide realizar uma plástica remodeladora. A construção da narrativa cênica se dá a partir do dialogo dessa personagem consigo mesma e com as suas lembranças. Daí decide modificar seu corpo e então é surpreendida com dois rapazes que tenta demovê-la desta ideia passando a elogiá-la e repudiando quaisquer decisões suas sobre a modificação. A história vai sendo estruturada, por fragmentos que misturam delírio, desejo e realidade.
Representação: A lógica da interpretação se processa por meio da ação interior e exterior de cada ator, que utiliza sua presença física e mental numa situação organizada de representação a fim de materializar a palavra, que ao nosso entender configura a personagem.
O fio condutor da encenação é o preconceito e os ditames da sociedade.
A Plástica (des)Necessária guarda situações e condições preconceituosas inclusive revelada pela própria vítima deste mal que também se revela xenofóbica contra nordestinos.
É assim que se configura esta encenação, a todo instante revelando um elemento novo no palco e o drama desta mulher que se transforma em alegria, entusiasmo e aceitação.
Ficha Técnica
Texto: Norval Berbari e Flávio Almeida
Concepção e Direção: Norval Berbari
Atuação: Mel Gonçalves, Thiago Lopes e Waleriano Almeida
*Participação Especial: ...
Sonoplastia: Norval Berbari
Iluminação: Marcos Prado
Figurino: SemNome CiaTeatro
Maquiagem: SemNome CiaTeatro
Produção: Natália Melo
Realização
Apoio
Secretaria de Educação
e Cultura
Secretaria Executiva de Cultura
Apresentação
"Este projeto foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016, SEDUCE e GOVERNO DE GOIÁS"