IV MOSTRA DE TEATRO CIDADE LIVRE

EMERGÊNCIAS LATINO-AMERICANAS

O Pontão de Cultural Cidade Livre realizará de 04 a 14 de 2022 a “IV Mostra de Teatro Cidade Livre – Emergências Latino-americanas”. Ela será composta por dezenove ações que incluirá formação, debates, apresentações de espetáculos goianos, nacionais e  internacionais a ser realizados no Teatro de bolso Cidade livre. A presente Mostra é financiada pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, edital 17/2017 de fomento ao Teatro, modalidade Festival, módulo 2.

Essa entidade sociocultural aparecidense já realizou três mostras de teatro sendo que a 2018 foi Internacional.

A primeira Mostra de Teatro Cidade Livre aconteceu entre os dias 26 de fevereiro e 05 de março de 2016 e denominou-se “Aqui a arte pulsa!” composta por três espetáculos, por atividades de formação, apresentação de grupos convidados, rodas de conversa e projeção de filmes.

 

Com o lema “O Sonho Continua...”, aconteceu de 04 de maio a 05 de Junho de 2016 foi realizado a segunda Mostra de Teatro Cidade livre.  Ela foi composta por 12 (doze) espetáculos em cartaz, 03 oficinas, 03 palestras e 01 show. Essa Mostra colocou o Pontão de Cultura Cidade Livre no cenário cultural e artístico aparecidense como um momento de mediação cultural, fomento, formação e circulção da produção artística goiana voltada para a ocupação dos equipamentos culturais do município de Aparecida de Goiânia.

 

Com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, edital 2016, aconteceu a III Mostra de Teatro – Edição Latino de 17 a 24 de março de 2018. Essa Mostra latino-americana não competitiva de espetáculos teatrais foi composta por espetáculos de Aparecida de Goiânia, Goiás, nacionais e internacionais, por atividades formativas, debates e exposição. A edição 2018 dessa Mostra focou no teatro produzido no interior do país seja em sua temática ou estética, seja nos meios existência e manutenção de grupos e coletivos ou ainda em suas formas de criação produção e difusão artístico cultural.

Na última Mostra Internacional Cidade Livre (2016) debateu-se o teatro comunitário na América-latina e na edição de 2022 também o fará.

No próximo dia 07 de maio de 2022 será realizado o II encontro Latino-Americano de Teatro Comunitário da Associação Sociocultural Cidade Livre. Com presença de Julian Vargas (Peru), Socorro Naveda (Peru), Narciso Teles(Universidade Federal de Uberlândia), Claudia Eid (Bolívia), Roger Thomas (Mestrado em Artes, Pontão de Cultura Cidade Livre) será debatido sobre a política Cultural para o Teatro nas Américas.

A IV Mostra de “IV Mostra de Teatro Cidade Livre – Emergências Latino-americanas” terá todas as ações gratuitas e acontecerão no teatro de bolso Cidade Livre.

O referido projeto será mais um propulsor da Economia da Cultura em que empregará diretamente mais de sessenta profissionais gerando trabalho e renda.