Pontão de Cultura Cidade Livre promove oficina gratuita de conscientização sobre o racismo no Brasil
O Pontão de Cultura Cidade Livre abre as atividades da Semana da Consciência Negra neste sábado, 18 de novembro. A primeira iniciativa será a realização da oficina "Dia da Consciência Negra: por quê?". A historiadora Sthefani Cordeiro da Silva conduzirá a atividade.
Essa oficina integra o projeto "Articulação e Arte", contemplado pelo Edital 15/FAC 2023, que visa proporcionar formações e oficinas gratuitas. O evento acontece no Teatro Cidade Livre, a partir das 8h30. Crianças e seus familiares estão convidados a participar dessa jornada, desvendando e celebrando a relevância desta data simbólica na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, aproximadamente 55,9% da população brasileira é negra. No entanto, pretos e pardos ainda enfrentam sub-representação no país. Diante dessa realidade, a oficina, segundo a mediadora, será um resgate histórico e cultural, também servirá como fonte de informação sobre raça, origem e racismo no Brasil.
A mediadora destaca que essa problemática de raça é mais evidente nas crianças, que frequentemente crescem sem referências positivas, dificultando sua formação como indivíduos e cidadãos. Portanto, a oficina busca auxiliar a compreender como ocorreu e ainda ocorre o processo do racismo no Brasil e suas representações.
"O primeiro passo para combater esse mal é o conhecimento. Conhecer nossa história e entender os caminhos percorridos até aqui é uma das formas de municiar crianças e adolescentes para os desafios que enfrentarão ao longo de toda a sua vida", ressalta Sthefani.
Sobre a facilitadora
Sthefani Cordeiro da Silva, uma das fundadoras do Pontão de Cultura Cidade Livre, é licenciada em História e especialista em Educação, Tecnologia e Produção do Conhecimento. É uma mulher negra que cresceu na periferia de Aparecida de Goiânia, que hoje luta pelo conhecimento como ferramenta para combater o racismo e estereótipos negativos sobre raça, gênero e religião.
Serviço
Oficina: Dia da Consciência Negra: por quê?
Idade indicativa: Livre
Data: 18 de novembro, sábado, às 8h30.
Local: Teatro Cidade Livre - Avenida Progresso, S/nº, QD. 21, LT. 04, CS. 02 – Jardim Monte Cristo, Aparecida de Goiânia (GO)
Comentarios