Muita emoção contagia a Noite da Cultura Pernambucana no Teatro Cidade Livre
Na última sexta-feira, 17 de maio, o Teatro Cidade Livre em Aparecida de Goiânia (GO) foi tomado por uma onda de cultura, emoção e celebração das tradições pernambucanas. Com a casa cheia, o evento em homenagem ao Pernambuco cativou o público com uma programação rica e diversificada, que honrou as expressões populares do Cavalo Marinho e o Maracatu de Baque Solto.
Desde cedo, o Teatro Cidade Livre se preparou para receber um público diverso, composto por alunos de escolas públicas, moradores da periferia e apaixonados pela cultura pernambucana. A entrada gratuita garantiu que todos pudessem participar desta celebração única.
A noite começou com a exibição do filme "Mel Tamarindo", da Cia. Ju-catahistórias. Com uma narrativa poética e envolvente, o filme dirigido por Izabela Nascente revisitou a história de dois amigos operários que, através das intervenções mágicas de Ambrósio (interpretado por Baale), redescobrem o valor dos afetos e das conexões humanas. As músicas de Siba Veloso, interpretadas com sensibilidade, foram o fio condutor dessa bela celebração à amizade.
"Flor da Cana": uma ode à tradição pernambucana
Na sequência, o palco do teatro foi tomado pela força e emoção do espetáculo "Flor da Cana", apresentado por Aguinaldo Roberto da Silva. Natural de Condado (PE) e com uma trajetória marcada pelo trabalho na cultura canavieira da Zona da Mata Norte, o artista trouxe ao público uma apresentação visceral e tocante. Sob a direção de Juliana Pardo e Alício Amaral, o espetáculo de dança solo articulou poeticamente as dimensões do trabalho no corte da cana-de-açúcar e explorou as brincadeiras do Cavalo Marinho e do Maracatu Rural, expressões típicas do sul da Paraíba e de Pernambuco.
Segundo Jefferson Lobato, coordenador do Pontão de Cultura Cidade Live, a peça de Aguinaldo, enriquecida pela trilha sonora composta por Helder Vasconcelos e Alício Amaral, encantou a plateia e ressaltou a importância de manter viva a tradição das culturas populares. "Com duração de 45 minutos, "Flor da Cana" foi aplaudido de pé, demonstrando a profunda conexão do público com a arte e a cultura pernambucana", expressou.
O Futuro da Cultura no Teatro Cidade Livre
"O sucesso do evento não seria possível sem a dedicação e o esforço de todos os envolvidos. O pontão expressa sua profunda gratidão a todos os participantes, especialmente aos artistas e ao público que prestigiou o evento com tanto entusiasmo", acrescentou o coordenador.
Segundo o presidente interino do pontão, Allan Silva, a realização bem-sucedida do evento reforça o compromisso do Teatro Cidade Livre com a promoção e valorização da diversidade cultural. "Continuaremos a abrir nossas portas para projetos que celebrem as riquezas culturais do Brasil, proporcionando ao público experiências inesquecíveis e enriquecedoras. Agradecemos a todos que fizeram parte dessa noite especial e convidamos a todos para continuarem acompanhando a nossa programação. Juntos, seguimos celebrando e preservando as tradições que compõem o vasto mosaico cultural brasileiro", expressou.
Este projeto foi contemplado pelo Edital de Seleção de Projetos n.º 20/2023 de Pontos de Cultura – Demais Áreas, da Lei Federal Paulo Gustavo/2024. A iniciativa, coordenada pela professora Tainá Barreto do Instituto Federal de Goiás (IFG), faz parte do projeto de extensão "Saberes de Mestres e a Cena Contemporânea" e busca promover o intercâmbio cultural e o reconhecimento das tradições populares.
Teatro Cidade Livre – um espaço de todos nós!
Comments