Posts Em Destaque

Ponto de Cultura Cidade Livre participa do 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva na Argentin

Selecionada pelo IberCulturaViva, a atriz e gestora cultural comunitária, Takaiúna Correia representa o Ponto de Cultura no Congresso.

Entre os dias 10 e 18 de maio, acontece na Argentina o 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária. Com representantes de 18 países o Congresso reuni artistas, agentes culturais e Pontos de Cultura Comunitários de toda latinoamerica.


Representando o Centro-oeste brasileiro, o Ponto de Cultura Cidade Livre participará do 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária. Selecionada pelo Edital de Mobilidade do IberCulturaViva, a atriz e gestora cultural comunitária, Takaiúna Correia, está entre as 33 pessoas representantes de organizações comunitárias e povos originários do continente premiadas a participar do Congresso.


Presente no 3º Congresso que aconteceu em Quito/Equador (2017) a participação do Ponto de Cultura Cidade Livre na 4º Ed. na Argentina representa a continuidade da articulação com grupos e agentes culturais comunitários. Para Takaiúna Correia, “esse é um importante momento de encontro, partilha e troca de conhecimento com outros Pontos e em outras Redes de articulação.”


“Existem fantasmas que assolam a América Latina. Eles atrasam nosso desenvolvimento enquanto povo latino. Nossas ações de arte em comunidade precisam ser fortalecidas e o Congresso é o momento que impulsiona isso”, afirma Takaiúna, que a 10 anos pesquisa Teatro Comunitário.


Takaiúna, aponta como uma das ações principais que movem o seu trabalho o Teatro Comunitário. “Esse teatro feito pela comunidade, não se restringi em transformar as realidades locais de cada rua, de cada bairro da América latina, ele é a carne do fazer teatral”. No 4º Congresso, Takaiúna participará das ações que tratam do teatro comunitário no continente.


Territórios do Bem Viver


O Movimento de Cultura Viva Comunitária vem se consolidado como referência para organizações sociais, culturais e políticas através de iniciativas continentais entre atores e grupos culturais que promovem o bem comum de diversas práticas, coletivas e articuladas em diferentes territórios e comunidades, principalmente na América Latina.


A partir de 2013, com a articulação entre 17 países e mais de um milhão de experiências culturais, surge o Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que acontece a cada dois anos (1º Congresso CVC La Paz-Bolívia, 2013, 2º Congresso CVC San Salvador, El Salvador, 2015 e 3º Congresso CVC Quito, Equador 2017).


Com o tema Territorios do Bem Viver o 4º Congresso Latino Americano de Cultura Viva Comunitária se fortalece com a proposta de gerar um espaço de troca e articulação entre experiências e redes de cultura comunitária viva em todo o continente.


Nesta edição, o Congresso será itinerante e acontecerá em 04 cidades do país: Mendonza, Cordoba, Entre Ríos e Buenos Aíres. O tema norteador será o território do Bem Viver que parte do atual cenário continental em que cotidianamente é roubado o seu patrimônio cultural, por meio da voracidade de um capitalismo patriarcal e suicida.


#slide

Posts Recentes