Posts Em Destaque

Mostra de Encenações marca encerramento do projeto A arte Pulsando no Interior!

Com dramaturgia dos próprios estudantes a Mostra de Encenações coloca em cena os resultados do Curso de Teatro para Adultos e do Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes.


O espetáculo ‘Não!’, com mediação e direção do ator e arte educador Roger Thomas, faz a abertura da Mostra no dia 28/04 às 19h 30min. Com classificação indicativa de 14 anos a encenação apresenta reflexões oriundas de questionamentos e inquietações dos participantes do Curso de Teatro para Adultos.


De forma subversiva, emocionante e inquietante muitas indagações sobre o lugar que ocupamos na sociedade e onde queremos chegar, a trama é incitada e inspirada no texto "Liberdade, Liberdade" de Millôr Fernandes e Flávio Rangel.


Para Roger Thomas “‘Não!’ é um espetáculo que envolve histórias refletidas nas vivências dos atores/dramaturgos, onde são levantadas questões sobre os direitos sociais, direito a vida, a liberdade física, econômica, a habitação, educação, Cultura e, tantos outros direitos que temos garantidos em nossa Constituição e, que são violados diariamente, de forma explícita, por nossos representantes estatais”.


No dia 29/04 às 18h a turma do Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes, traz à cena o espetáculo Na Porta da Rua.


Com direção da arte educadora Takaiuna Correia, as histórias encenadas dos participantes tratam de temas de forma transversal.


Abrangendo as relações estabelecidas dentro e fora de casa, trazendo presente desde as memórias de infância nas ruas de terra até os conflitos de familiares as Crianças e Adolescentes do curso encenam sobre momentos das suas vidas.


Na Porta da Rua tem a classificação indicativa livre.


Sobre o Curso


O Curso de Teatro, com turmas abertas à comunidade, foi uma das ações do projeto de Dinamização de Espaços Culturais – A Arte Pulsando no Interior!


Com duração de 10 meses, os participantes dos Cursos receberam formação embasados em parte teórica e prática dos fundamentos dos Jogos teatrais, Noções Elementares da Improvisação Teatral, Fundamentos Básicos da Interpretação Teatral e Princípios Básicos da Expressão Corporal.


Divididos por faixa etária em duas turmas os Cursos tiveram os instrutores Takaiuna Correia e Roger Thomas como orientadores dos processos criativos.


Mesmos não estando nesta mostra Bonecos Marrons em ciranda dos direitos e Senhora de Ferro, também foram montagens que acontecerão durante o Curso de Teatro. Sendo assim, são totalizadas quatro montagens.


A coordenadora dos Cursos, Takaiuna Correia, salienta que a interação com a formação oferecida é teatral e comunitária. “Tendo o trabalho artístico como fator primordial, aprendemos em todos os encontros a conviver e se relacionar com o outro, respeitando as nossas diferenças étnicas, de gênero, sociais, ao ponto de percebermos que são essas diferenças que nos fazem sociedade”.


“Todas as encenações montadas tem como coautores os próprios participantes dos Cursos. Assim, no Teatro, cada um conta a sua história e se relaciona com a experiência do outro”, conclui.

Serviço

Mostra de Encenações

Espetáculo: “Não”! Turma: Curso de Teatro para Adultos Dia: 28/04 – Sábado Horário: 19h 30min Classificação Indicativa: 14 anos

Espetáculo: Na Porta da Rua Turma: Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes Dia: 29/04 - Domingo Horário: 18h Classificação Indicativa: Livre


Posts Recentes