Teatro Cidade Livre divulga agenda cultural do mês de Outubro
Formação por meio da Residência Artística Corpo-Arte-Performance, apresentação de danças folclóricas com a Quadrilha Mandacaru, o Coletivo Diverso de Dança e a Mostra de Dança Cidade Livre, fazem do mês de Outubro o mês da Dança no Teatro de bolso Cidade Livre.
Dando inicio as atividades do mês, acontecerá no dia 07 às 9h o ensaio aberto do espetáculo Senhora de Ferro que tem a direção da arte educadora e atriz, Takaúna Correia.
Senhora de Ferro é um espetáculo ainda em construção que traz para a cena a estrada de ferro no estado de Goiás. A dramaturgia foi construída tento como base o livro: Memórias dos Trilhos de Samuel Rodrigues Straioto e nas memórias dos atores que participam da montagem. A Senhora de Ferro percorre cidades, indo ao encontro dos patrimônios materiais e imateriais goianos. Vamos fazer essa viagem pelos trilhos? A Senhora de Ferro ainda permanece viva!
No mesmo dia, 07, às 18h, o Teatro Cidade Livre receberá a apresentação da Quadrilha Mandacaru de Aparecida de Goiânia.
CORPO-ARTE-PERFORMANCE
A RESIDÊNCIA ARTÍSTICA Corpo-Arte-Performance é uma das ações de formação do projeto de Dinamização de Espaços Culturais “A Arte Pulsando no interior” e será realizada entre os dias 12 a 15 de outubro, das 08 h às 12 h, pelo artista da dança, professor e gestor cultural, Alexandre Molina – Uberlândia – MG.
A RESIDÊNCIA ARTÍSTICA entende o corpo como estrutura porosa onde se dão os acontecimentos, assim, a proposta da residência é criar espaços de troca entre as pesquisas atuais do artista residente e as experiências criativas dos participantes, tendo como ponto de partida investigações nas áreas da dança, do teatro e da performance na contemporaneidade.
A partir da relação entre corpo, arte e performance, os participantes serão convidados a compartilhar ideias, primeiras investigações ou mesmo processos já avançados que serão problematizados e retrabalhados no contexto da residência. Em seguida, serão compartilhados também referenciais práticos e teóricos de outros processos artísticos estudados e/ou vivenciados pelo artista ministrante, com o propósito de alimentar as discussões e ampliar as experiências dos participantes. A metodologia indicada pressupõe participação, diálogo e interação entre os participantes.
Os interessados podem se inscrever no site www.teatrocidadelivre.com até dia 06 de Outubro.
CABEÇA DE VENTO
Nos dias 20 e 21/09 o espetáculo de dança Cabeça de Vento: venha neste sopro imaginário do Coletivo Diverso de Dança – IFG/Aparecida.
O Cabeça de Vento remete à infância, a partir das memórias, viagens e sensações dos tempos de criança dos seus interpretes-criadores. Aberto a toda família, o espetáculo apresenta situações que remetem a universo lúdico desta etapa marcante na vida de todos.
Brincadeiras, músicas, medos, cores, afetos, versados em movimentos, compõem a pesquisa coreográfica, e estão representados no projeto. Traz a criança como um ser capaz de agir, interagir, descobrir e transformar o mundo, com habilidades e potencialidades que se desenvolvem a partir deste olhar único sobre o cotidiano.
Venha nesse sopro imaginário!
O PONTO DANÇA
A Mostra de Dança Cidade Livre o Ponto da Dança! não tem caráter competitivo, mas sim, pretende apresentar aos pais, familiares e a toda comunidade da dança o trabalho desenvolvido durante os 9 meses do Curso de Dança no Ponto de Cultura Cidade Livre, além de promover a troca de experiência entre estudantes e estimular o desenvolvimento cultural e da dança.
Outro grande objetivo é proporcionar às crianças a vivência artística, a participação no processo criativo, o entendimento de um espetáculo e a experiência do palco. O evento tem ainda a missão de estar sempre formando plateias. Ensinar aos espectadores, desde pequenos, a importância de nutrir a mente, o respeito à obra intelectual e que o silêncio durante as apresentações é tão importante quanto o aplauso ao final delas.
A Mostra de Dança Cidade Livre acontecerá dia 28 de outubro e encerrará o mês da Dança no Teatro Cidade Livre.
A ARTE PULSANDO NO INTERIOR!
Contemplado no Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, no edital de Dinamização de Espaços Culturais, o Teatro de bolso Cidade Livre (TbCL) , sede do Ponto de Cultura Cidade Livre, desenvolverá em 08 meses o maior projeto cultural já realizado no município.
Por conta do seu histórico e suas ações em que a cultura é vista também como ferramenta de transformação social, o TbCL foi premiado para dar continuidade as suas ações e fomentar o debate sobre a importância do investimento em grupos e instituições culturais do interior do estado de Goiás.
Nas ações do projeto “A arte Pulsando no Interior!” destacam: a realização da 3ª Mostra de Teatro Cidade Livre – Edição Internacional -, residências artísticas com profissionais reconhecidos em nível nacional e internacional, cursos de Teatro para crianças, adolescentes e adultos, pautas abertas, rodas de conversa, oficinas e seminários.
SERVIÇO
ENSAIO ABERTO
Senhora de ferro
Curso de Teatro Adolescentes e Jovens
Dia: 07/10
Horário: 9h
Classificação livre
DANÇAS FOLCLÓRICAS
Quadrilha Mandacaru
Dia: 07/10
Horário: 18h
Classificação Livre
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
Residência Corpo-Arte-Performance com o artista da dança, gestor cultural e professor da UFU Alexandre Molina
Dia: 12/10 a 15/10 (De Quinta-feira a domingo)
Horário: 08 às 12h
Classificação: 16 anos
CABEÇA DE VENTO
Cabeça de Vento: venha neste sopro imaginário
Coletivo Diverso de Dança
Dias: 20 e 21/10
Horário: 19h 30m
Classificação livre
MOSTRA DE DANÇA
I Mostra de Dança Cidade Livre
Dia:28/10
A partir das 19h 30min
Todas as ações são gratuitas e sujeitas a lotação.
Teatro Cidade Livre: Av. Progresso Qd. 21 Lt.04 Casa 01 Jardim Monte Cristo, Aparecida de Goiânia, GO
Mais informações:
www.teatrocidadelivre.com