Posts Em Destaque

Teatro Cidade Livre divulga agenda cultural do mês de Setembro

Residência Artística,, temporada de repertório, formação e articulação cultural

compõem a programação cultural do mês de Setembro do TbCL

O Teatro de bolso Cidade Livre divulga agenda do mês de Setembro. Dando inicio ao mês o Coletivo Teatro da Margem de Uberlândia –MG fará residência artística no espaço entre os dias 07 a 10 de setembro.


A Residência Artística e a composição como procedimentos de atuação tem por objetivo trabalhar os pontos de atenção (viewpoints) e a composição como procedimentos de criação que o performer/ator aciona para desenvolver seu trabalho. A residência é voltada para a pesquisa do movimento, gestual e voz a partir do Tempo (velocidade, duração, repetição e respostas corporais – reação a estímulos externos), do Espaço (forma, arquitetura, piso, relação espacial e comportamento gestual) e do Som (volume, tom, timbre, aceleração e silêncio).


Destaque da programação, a sede do Ponto de Cultura Cidade Livre, que também é o principal articulador cultural de Aparecida de Goiânia receberá, nesse mês, com realização do Fórum Permanente de Cultura, a criação das Câmaras Temáticas Setoriais (CTS).


As CTS correspondem a representação dos segmentos culturais da cidade. Nelas será debatido a realidade de cada setor cultural, suas demandas, calendários e necessidades para que aja o desenvolvimento artístico cultural acompanhado do desenvolvimento urbano e social da cidade.


Essas pautas se tornarão propostas de políticas públicas para o setor cultural esse que é tão desrespeitado pelo poder público local.


TEMPORADA DE REPERTÓRIO


O Teatro Cidade Livre recebe nos dias 22 e 23/09 a temporada de repertório do espetáculo Entre Letras da Cia. de Teatro Cidade Livre


No espetáculo infanto-juvenil, Tainá (Takaiuna Correia), uma menina muito esperta, resolve mostrar ao seu amigo João (Jefferson Lobato) onde estão todos “os segredos do mundo, os mais profundos desejos…”. Ele, muito curioso, aceita a proposta de Tainá que o leva até o baú onde tudo isso e muito mais está guardado. O resultado disso é uma grande viagem que contém leitura, interpretação de texto, valorização dos livros, da escrita, contato com as lendas brasileiras e muito mais.


Em cartaz desde 2010, o espetáculo que já ultrapassou 15.000 espectadores, percorreu todo o centro-oeste brasileiro, apresentando em escolas públicas e particulares, Universidades, Pontos de Cultura, feiras de livro, Festivais e Mostras Artísticas.


FORMAÇÃO CULTURAL


A Oficina de Excel para Produtores Culturais será ministrada pelo contador que há 04 anos atua na área da cultura, Francisco Lima.


A oficina é destinada aos agentes culturais de Goiânia e da região metropolitana de Goiânia.


O EXCEL é uma ferramenta essencial durante a construção de qualquer projeto cultural. Ele é valiosíssimo porque auxilia o elaborador do projeto cultural seja na fase orçamentária, seja na elaboração do cronograma e é essencial da pré a pós-produção.

Os interessados podem se inscrever no site www.teatrocidadelivre.com.


ENSAIO ABERTO


Para encerrar o mês, dia 30, o Teatro de bolso Cidade Livre recebe o ensaio aberto do espetáculo Bonecos Marrons. Coordenado pela arte educado Takaiuna Correia, o espetáculo tem como atores/interpretes as crianças e adolescentes do Curso de Teatro que o Ponto de Cultura Cidade Livre desenvolve.

O espetáculo Bonecos Marrons nasce a partir da experiência dos alunos do Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes do Ponto de Cultura Cidade Livre com o Laboratório de Processos Criativos da Cia do Maleiro, durante o XV Festival da FETEG na oficina: Os princípios da manipulação do boneco de luva.


Durante a oficina foi construído a cena curta: Um abraço, dirigida por Marcos Marrom. Após o processo os participantes deram continuidade ao trabalho, construindo mais bonecos e histórias que se reuniram no espetáculo Boneco Marrons.



A ARTE PULSANDO NO INTERIOR!


Contemplado no Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, no edital de Dinamização de Espaços Culturais, o Teatro de bolso Cidade Livre (TbCL) , sede do Ponto de Cultura Cidade Livre, desenvolverá em 08 meses o maior projeto cultural já realizado no munícipio.


Por conta do seu histórico e suas ações em que a cultura é vista também como ferramenta de transformação social, o TbCL foi premiado para dar continuidade as suas ações e fomentar o debate sobre a importância do investimento em grupos e instituições culturais do interior do estado de Goiás.


Nas ações do projeto “A arte Pulsando no Interior!” destacam: a realização da 3ª Mostra de Teatro Cidade Livre – Edição Internacional -, residências artísticas com profissionais reconhecidos em nível nacional e internacional, cursos de Teatro para crianças, adolescentes e adultos, pautas abertas, rodas de conversa, oficinas e seminários.

SERVIÇO

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

Residência Viewpoints e a composição com procedimentos de atuação

Dia: 07/09 a 10/09 (De Quinta-feira a domingo)

Horário: 08 às 12h

Grupo: Coletivo de Teatro da Margem – Uberlândia -MG

Classificação: 16 anos

ARTICULAÇÃO CULTURAL

Criação da Câmara Setorial do Teatro de Aparecida de Goiânia

Dia: 16/09 (Sábado)

Horário: Às 14h

Fórum Permanente de Cultura

Roda de Conversa: Elaboração De Projetos Culturais

Dia: 28/09 (Sábado)

Horário: Às 14h

Fórum Permanente de Cultura

TEMPORADA DE REPERTÓRIO

Dia: 22/09 e 23/09 (sexta e sábado)

Horário: 19h 30min

Cia. de Teatro Cidade Livre

Entre Letras

Classificação: livre

FORMAÇÃO EM PRODUÇÃO CULTURAL

Oficina de Excel para Produção Cultural

Dia: 29/09 Horário: 19h. Números de vagas: 20

Oficineiro: Francisco Lima dos Santos.

ENSAIO ABERTO

Espetáculo: Bonecos Marrons Turma: Curso de Teatro Crianças e Adolescentes Dia: 30/09 Horário: 19h 30 min Classificação: Livre

#agenda

Posts Recentes