Criação das Câmaras Temáticas Setoriais (CTS) tem início na sede do Ponto de Cultura Cidade Livre

O Fórum Permanente de Cultura de Aparecida de Goiânia é um espaço de articulação, intervenção, troca de experiências e debates, buscando construir alternativas para as políticas culturais do município, envolvendo a sociedade civil local e outras instâncias de governo (estadual e municipal). Seu fundamento é a valorização cultural, entendida de forma ampla, respeitando a diversidade, e o direito à participação cultural dos cidadãos.
Como forma de ampliação de suas ações, o Fórum Permanente de Cultura de Aparecida de Goiânia realizará no mês de agosto e setembro a criação de duas câmaras temáticas setoriais (CTS) para debater e propor ações que possam desenvolver os segmentos do teatro e das quadrilhas juninas.
As quadrilhas juninas são as referências artísticas mais proeminentes do município de Aparecida de Goiânia. Apesar das dificuldades, este segmento cultural caminha e representa o município em nível estadual e nacional. No entanto, o setor precisa debater assuntos relativos ao seu pleno desenvolvimento. Para isso, a urgência da criação dessa CTS composto pelos grupos juninos. A criação da CTS – Quadrilhas Juninas, acontecerá no dia 28 de agosto de 2017.
A produção, circulação e difusão teatral tem crescido muito nos últimos anos em Aparecida de Goiânia. Nesse sentido, o Fórum Permanente de Cultura promoverá a instituição da CTS - Teatro, para realizar encontros para debates, buscando ações que possam desenvolver o setor. A instituição da CTS - Teatro acontecerá no dia 16 de setembro de 2017.
E, aproveitando a movimentação cultural do município de Aparecida de Goiânia, o Fórum Permanente de Cultura irá promover um encontro entre os artistas locais para explanar sobre a elaboração de projetos culturais, visando a capacitação dos coletivos e agentes culturais na elaboração de projetos para captação de recursos.
ACONTECEU
Aconteceu ontem, 28/08/2017, o encontro com os representantes das quadrilhas juninas de Aparecida de Goiânia, com o objetivo de implementar a CTS - Quadrilhas Juninas. Infelizmente, como a maioria não compareceu, tivemos que adiar para um próximo momento.
Mas, o debate que aconteceu com os representantes do Ponto de Cultura Raízes de Goías, Quadrilha Sassinhora e o Ponto de Cultura Cidade Livre foi bastante proveitoso! Muito obrigado pela presença e, aos demais, entendo que a correria dos nossos dias nos impedem de estar tão presentes como gostaríamos, mas, é muito importante unirmos forças para continuar nessa caminhada.
Quadrilha Mandacaru, Quadrilha Junina Paixão Goiana, Quadrilha Junina Anarriê de São João, Quadrilha Até o Sol Raiá, conto com a presença de vocês no próximo encontro.
Aproveito momento para convidar a todos os segmentos culturais a estarem presentes nas atividades que serão promovidas. Só a partir do dialogo e da proximidade poderemos conquistar politicas publicas culturais efetivas no municipio.
O próximo encontro, será com os representantes dos grupos teatrais para implantação do CTS - TEATRO. Fiquem ligados!
PRÓXIMOS ENCONTROS:
CRIAÇÃO DA CTS - TEATRO NO FÓRUM PERMENANTE DE CULTURA
Dia da realização: 16 de setembro de 2017.
Horário: 14h00.
Local: Teatro de bolso Cidade Livre.
RODA DE CONVERSA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Dia da realização: 28 de setembro de 2017.
Horário: 19h30.
Local: Teatro de Bolso Cidade Livre